
Beca Chang, 장베카, é ceramista e artista autodidata paulistana, onde vive e trabalha. Filha de mãe brasileira e pai imigrante coreano, reflete em sua produção sobre a ancestralidade, o abandono paterno e as conexões entre as duas culturas. Sua obra incorpora elementos de proteção, referências à fauna e flora, e uma perspectiva ligada ao feminismo asiático-brasileiro.
Iniciou seus estudos em cerâmica manual em 2015, e em 2019 passou a se dedicar à escultura. Nesse período, começou sua pesquisa sobre os Jangseung — totens coreanos conhecidos como Guardiões da Aldeia, usados tradicionalmente para afastar maus espíritos. Em seu trabalho, Beca funde essa manifestação popular coreana a referências das Américas, incluindo representações da fauna da Mata Atlântica.
A partir de 2021, aprofundou sua investigação sobre o leste asiático como forma de se reconhecer enquanto mulher asiática-brasileira. Realizou cursos livres de escultura, experimentou técnicas de pintura com nanquim, caligrafia chinesa e outras práticas que ampliam suas possibilidades artísticas e poéticas.
